quarta-feira, dezembro 18, 2013

És mesmo má. Quero uma mãe melhor

Há já algum tempo que não era presenteada com uma frase deste género. Mas aconteceu ontem. E não foi nada bonito, devo confessar.
O meu filho tem a mania de deixar sempre parte do lanche para comer.
Eu não lhe mando muita comida (apenas uma sandes e um pacote de leite ou iogurte) apesar de ele ter dois recreios. Tenho o cuidado de lhe perguntar o que é que ele quer comer, não repito as mesmas coisas todos os dias.. e mesmo assim o gajo traz sempre qualquer coisa para trás. A semana passada estragou uma sandes, que levou e trouxe de volta duas vezes, as suficientes para o fiambre azedar; esta semana não bebeu um iogurte e, noutro dia, deixou ficar o pacote de vigor do dia.
Passei-me, deu-me mesmo um ataque de mau feitio e cansada que estava de estar sempre a ralhar, decidi optar por outra estratégia: ontem não lhe fiz lanche.
O meu marido ainda me mandou um SMS a avisar que me tinha esquecido do lanche e para passar na escola a deixar. Mas respondi-lhe que não, que tinha feito de propósito, para que o Henrique desse valor à comida.
À tarde, quando o fui buscar à escola, e depois do beijinho da praxe, perguntei-lhe como tinha corrido o dia. "Bem", respondeu-me ele, atalhando "esqueceste-te de mandar o lanche, mãe". 
Quando eu lhe disse que não me tinha esquecido e que não lhe tinha mandado o lanche para ele dar valor à comida passou-se. Literalmente. Ficou lívido. Começou aos gritos: que eu não gostava dele, que não era boa mãe, que só me preocupava com o trabalho e nunca com ele.
Ignorei até onde consegui. Mas quando, já em casa, me fechou a porta do quarto na cara, apanhou uma bofetada. E depois foi o choro, o grito...
deixei-o sozinho no quarto a recuperar a calma e o juízo.
Passados uns 15 minutos conseguimos falar: ele ainda de olhos completamente vermelhos e eu a tentar explicar que não se pode deitar comida fora e que, apesar de gostar muito dele,se voltar a mandar o lancche para trás vai voltar a ficar sem ele.
Educar não é fácil, meus amigos. E este rapaz tem dias em que é um desafio maior do que posso suportar.

2 comentários:

Helena Barreta disse...

Os putos entendem aonde queremos chegar mas é mais forte do que eles e protestam e deixam-nos a nós pior que eles. Com calma isso vai.

Anónimo disse...

É o testar de limites. É a forma de ver até onde podem ir. Paciência é o que precisamos para poder educar como deve ser.

Ter filhos é fácil, mas educá-los é o Grande desafio.