quinta-feira, abril 18, 2013

A minha luzinha vai apagar-se

Nesta semana o Henrique tem andado mais descompensado. Aborreci-me com ele na terça-feira (com direito a palmada no rabo e tudo) e na quarta, bem foi o descalabro completo.
O dia até correu bem: ele veio para casa, fez os tpc, fomos lanchar à Padaria Portuguesa e ele ainda esteve no parque a brincar com um amiguinho da escola. À noite o meu irmão veio jantar connosco e trouxe os dois filhos... tudo parecia bem.
Mas ele, coitado, está mesmo assustado com esta coisa de deixar de ser o único aqui por casa e ontem partiu-me o coração.
Eu zanguei-me com ele porque, no meio da excitação de estar com os primos acabou por fazer xixi nas cuecas. A acrescer a isto, no meio da confusão, acabou por fazer uma idiotice que fez com que o primo mais velho o magoasse. Mas, num contexto normal, ele chorava porque o primo o tinha magoado, eu ralhava com ele por causa do xixi e a vida seguia traquilamente. Nada disso. Ele chorou, chorou, falou alto, irritou-se, irritou-me... um verdadeiro filme. Às tantas tive a presença de espírito de me lembrar que a adulta sou eu e tentei levar a coisa para a conversa, perguntando porque razão ele anda tão alterado, tal rabugento, tão revoltado. E, depois de muita hesitação, ele disse-me desenhando pequenos círculos imaginários com o seu dedo: "neste momento eu tenho a minha luzinha acesa e vocês dão-me atenção mas eu acho que quando a mana nascer a minha luzinha se vai apagar, porque vocês só lhe vão dar atenção a ela." Escusado será dizer que me partiu o coração a forma como ele se expressou.
Pensei que o tinha ajudado ao responder-lhe que era verdade, que a mana ia ter mais atenção, mas apenas porque ela não consegue fazer as coisas sozinha. Depois também lhe disse que, provavelmente a minha luzinha também se iria apagar porque ele e o pai iriam dar muito mais atenção à mana do que a mim. Espero ter ajudao.

4 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde,
Tenho acompanhado o seu blog e gosto muito. Sinto-me muito próxima do seu sentir em relação ao seu Pai, porque comigo passou-se de uma forma semelhante. E, agora encontro-me numa fase de pré-gestação do meu segundo filho e estou a começar a viver a ansiedade de trazer mais um elemento à minha família. Sinto muita vontade de ser mãe novamente, mas há alturas que sinto algum ciúme do amor que vou sentir por uma outra criança que não é o meu filho de 3 anos. Acho que é normal sentir isto.
Hoje quando li o seu post tive a certeza que vou sofrer pelo meu filho mais velho. Ele já me disse que não quer irmãos e que o coração da mãe não tem espaço para amar mais ninguém... (e eu ainda nem concebi esta criança!:)
Felicidades.
Diana Gabriel

Helena Barreta disse...

O Henrique conseguir dizer o que lhe vai na alma, os seus receios deve tê-lo ajudado. Os medos do Henrique desaparecem quando ele tiver a mana nos braços. Vai correr tudo bem.

Bom fim de semana

Um beijinho

3Picuinhas disse...

Querida Princesa, muitos parabéns! Tenho andado um bocadinho desaparecida, mas hoje fiquei mesmo feliz de voltar aqui :)e descansa, os ciúmes dos irmãos mais velhos desaparecem quando percebem que continuam a ser os nossos "bebés". O dificl mesmo é evitar que andem sempre com o mais novo ao colo :D
Um abraço apertadinho

Anónimo disse...

Não esteja angustiada por antecipação.... Se estiver bem o seu filho tb. estará e normalmente eles adoram fazer de irmãos mais velhos!
Vai correr tudo bem, mas quem precisa de acreditar nisso primeiro é a mamã....