domingo, dezembro 30, 2012

Eu disse 5 horas?

Mas não. Deixem-me rectificar a informação que escrevi ainda na maternidade. Afinal eu estive oito horas na MAC. OITO!
Cheguei lá pouco passava das 10h30 e já eram quase 19h00 quando saí, não sem antes escrever uma reclamação e sem ouvir uma médica dizer " não sei o que se passou. Acho que o seu processo ficou meio esquecido". ESQUECIDO? Depois de eu ter ido várias vezes falar com a adminstrativa que estava lá sentadinha a olhar para os processos e dizer-lhe que achava um bocadinho demorado demais para quem só estava à espera do resultado de uma análise de urina e de fazer uma ecografia?
A sério. eu sei que escrevi uns posts inflamados sobre a MAC no meu facebook. E que as hormonas dão cabo de nós e isto, e aquilo.
Mas a verdade é que continuo a achar o mesmo. Há valências que só a MAC tem; há lá médicos de excelência.Eu quero muito acreditar na MAC. Mas aquele espaço não tem condições para receber grávidas. e de cada vez que lá vou mais confirmo a minha opinião. Eu escolho a MAC quando vou a uma urgência apesar de ter seguro de saúde. Mas, muito sinceramente, não sei se o faço por confiar mais naqueles médicos ou simplesmente porque todo o meu processo está lá. E, acreditem, às vezes parece que não serve de nada. Ninguém olha para as análises, para a história clínica...; de todas as vezes falo que fui gastrectomizada; perguntam-me o nome do antibiótico que tomei, quando me foi receitado lá e, como tal, deve constar no processo; na sext-feira mandaram-me fazer um CTG porque não se deram ao trabalho de ler o meu tempo de gravidez que a enfermeira tinha acabado de anotar; da vez anterior, e apesar da própria médica me dizer que eu estava com uma infecção urinária porque não tinha feito uma absorção correcta do antibiótico que tinha tomado anteriormente, voltou a receitar-me comprimidos em vez de injecções... Estou até hoje à espera que me liguem a marcar uma ecografica renal de urgência que foi pedida pela minha médica (essa sim, um médica do caraças!) no dia 3 de Dezembro!
E fico sempre nesta coisa, nesta indecisão de saber se devo ou não mudar de hospital. Porque eu quero muito acreditar na MAC e há pessoas que ainda me fazem acreditar que lá as coisas comrrem bem, e que se salvam muitas vidas, e muitos bebés e isto e aquilo... mas de cada vez que vou a uma urgência saio de lá aterrada, com muito medo que no dia do parto me calhe um daqueles médicos que atendem telefonemas de amigos e mandam SMS enquanto consultam grávidas, que olham para nós como se fossemos transparentes.

3 comentários:

Muxy-Muxy disse...

Quando fores parir levas-me e eu prometo garantir que apesar da tua magreza não vêem através de ti. Tenho a certeza que mesmo sem mim serás muito bem tratada. Beijinhos e muitos parabéns. E tens muita razão de estar zangada.

Anónimo disse...

Há um grupo no facebook que se chama Amigos da MAC e que é visto diariamente por muitos médicos, enfermeiros e restantes profissionais de saúde da MAC. Foi criado por causa do fecho da MAC mas serve como forma de comunicação sobre coisas boas, mas também más.

Porque não vai lá e expõe esse seu texto? Posso garantir que será visto por Coordenadores importantes da área da Obstetrícia e Ginecologia e é uma forma muito mais fácil de fazer chegar a sua mensagem em vez do livro de reclamações (que tem outra utilidade claro).

Tenho a certeza que estarão abertos para ouvir as criticas e procurar melhorar as coisas, porque é realmente uma pena isso que acontece.

Já estive na MAC algum tempo a trabalhar e não punha os pés noutro sítio principalmente se já tivesse tido problemas graves de saúde.

Helena Barreta disse...

O meu filho nasceu na MAC e só tenho a dizer bem. o meu médico trabalhava lá e no particular, mas dizia-me sempre que a MAC era por excelência o melhor para os bebés. Aconteceu-lhe, no particular, o parto complicar-se e ser mãe e bebé transferido para a MAC, outras vezes só o bebé.

Mas esperar 8 horas por alguém se ter "esquecido" de fazer bem o seu trabalho, é lamentável, para ser simpática com alguém que não entende o que é precisarmos de ir a uma urgência hospitalar.

Desejo-lhe as melhoras, um abraço apertadinho.