segunda-feira, outubro 25, 2010

A escola

Eu defendo o papel dos pais na escola e estou sempre a defender que não são os professores que têm de educar os nossos filhos. Somos nós que temos de lhes ensinar o sentido de responsabilidade, a educação, entre muitas outras coisas. Mas começo a ter algumas dúvidas em relação ao que se está a passar com o meu filho. Ele está no primeiro ano e está com uma grande dificuldade em assumir as suas responsabilidades na escola. Ao que parece há muitos dias em que liga o turbo da conversa e não lhe apetece fazer as tarefas que lhe são atribuídas. Resultado: para além das montanhas de tpc que traz diariamente, começou a trazer os trabalhos que não faz durante o tempo de aulas. E esta situação está a colocar-me um problema, porque se defendo que não tem de ser a professora a dar-lhe a educação que ele tem de levar de casa, também não acho justo que seja eu a resolver os conflitos que ele tem dentro da sala de aulas. Acho que vou ter de falar com a professora dele. Ela tem de arranjar algum mecanismo de o fazer trabalhar na aula. Caso contrário ele vai passar a odiar a escola, porque a mãe está sempre a ralhar e ele a trazer km de trabalhos para fazer em casa. Socorro!

5 comentários:

Helena Barreta disse...

Há meninos, principalmente do primeiro ano, que demoram um pouco mais a entrar na rotina. Vai chegar a altura em que o seu filho vai aperceber-se que fazendo a maior parte dos trabalhos na escola, menos tem para fazer em casa, ou seja, fica com mais tempo livre para brincar e a partir daí não há trabalhos que resistam à sua vontade de os despachar.

Vai correr tudo bem.

Um beijinho

3Picuinhas disse...

O primeiro ano é tramado. Uma boa conversa com a professora provavelmente ajudará a resolver o problema. Com a patanisca a solução foi mudá-la de lugar dentro da sala, durante um mês ficou sentada à frente da professora de formaa ser maiscontrolada e depois lá encarrilhou...mas a solução tem sempre de passar pela professora e pela sala de aula, é lá que se têm de resolver estas questões e não em casa...mas lá que é dificil, lá isso é. um abraço

Joaninha disse...

A chantagem positiva não funciona com o teu? Cá em casa, se eu disser na noite anterior ou de manhã, antes de ir para a escola, "se hoje correr tudo bem na escola e se os t.p.c. ficarem prontos depressa vamos fazer..." qualquer coisa de que eles gostem mesmo muito. Durante um tempo até correr tudo bem na escola ser a rotina.
bjs e paciência

Unknown disse...

O meu filho só encarreirou agora... no 3º ano. Boa sorte.
Clara

susana canhola disse...

Concordo e subscrevo. O meu filho que está no 4º ano, já passou por fases destas.
Acho importante conversar com os professores e acompanhar.
É imprescindível que na sala de aula façam o seu papel e os responsabilizem, é verdade!!!!