terça-feira, julho 08, 2008

Homenagem a António Pina

Cheguei de uma semana de férias no dia 3 de Julho e, logo no aeroporto, a notícia chegou-me como uma bomba. Uma mensagem no telemóvel dizia que o Dr. António Pina, o cirurugião que me operou, tinha falecido.
Fiquei devastada. Não só porque me sinto orfã, de um grande cirurgião, de um companheiro, de um grande homem, mas também porque ele próprio deixa 5 filhos, todos muito pequenos.
O Dr. Pina foi das pessoas mais fabulosas que conheci no decorrer da minha doença. Um médico excepcional e um Homem íntegro e honesto. Nunca me faltou à verdade, sempre me disse exactamente o que se estava a passar comigo e sempre teve uma palavra mais amiga ou um sorriso mais cúmplice quando eu mais precisei.
Ainda não percebi muito bem as causas da sua morte. Dizem-me que foi um AVC provocado por uma doença súbita no sangue.
Porque foi uma pessoa determinante na minha recuperação, porque era um ser humano extraordinário, deixo-lhe aqui a minha homenagem.
Obrigada, Dr. Pina.

3 comentários:

o tempo das cerejas disse...

É muito assustador ficar um tempo sem espreitar o teu blogue, confesso que às vezes nem cá venho, talvez com medo... é cobardia, bem sei, mas a verdade, amiga, é que estive duas semanas fora de contacto - primeiro pelo pais em trabalho e depois de férias em Setúbal, sem internet - e ´hoje quando venho aqui espreitar nem sei o que te diga... espero que o teu pai melhore, se o melhor para ele e vocês for que ele melhore; depois mais a noticia do teu médico, impressionante, não sei mesmo o que te diga, apenas que continues a ser a mulher corajosa que tens sido, e agarra-te às coisas boas da tua vida, que tens muitas, a começar pela pessoa maravilhosa que és e a família e amigos que tens, e desejo que possas encontrar alguma tranquilidade em breve. muitos beijinhos C.G.

Anónimo disse...

Cheguei a casa e recebi pela minha mae a triste noticia. Confesso que nao acreditei e quis pensar que talvez fosse um dos muitos boatos que de vez em quando surgem por ai. Infelizmente bastou uma breve pesquisa para confirmar que infelizmente nao se tratava de boato.
O Dr. Pina operou a minha mae em Novembro passado a um carcinoma no intestino. Toda a familia ficou extremamente agradecida, nao so pelo impecavel profissionalismo e disponibilidade, como pela forma clara e paciente (apesar da quantidade de trabalho que tinha) com que sempre falou com todos nós.
É sem dúvida uma enorme perda para a classe médica e para os doentes seguidos por ele.
O seu sentimento é partilhado por mim....

Anónimo disse...

O António partiu mas está e estará sempre no nosso coração. Obrigado por teres sido como foste e para nós continua a ser uma honra e um previlégio termos convivido de perto contigo.
Por tudo o que nos deste um grande obrigado e até sempre.