sexta-feira, março 24, 2006

Quanto pode custar uma fotocópia?

Ele há coisas....que só escritas, porque contadas ninguém acredita.
Sabem quanto pode custar uma fotocópia? Pois eu digo: 15 euros!
Parece mentira mas não é.
Ontem fui numa das minhas sagas pela Administração Pública lusa. O que pretendia eu? Dar início ao meu processo de casamento. Processo esse que tinha sido aberto há um ano mas que, como todos sabem, não se concretizou. Lá fui, numa manhã cinzenta ao encontro da burocracia. Informaram-me que tinha de voltar a pedir toda a documentaçã que tinha pedido há um ano atrás. Essencialmente precisava de uma certidão de nascimento. E aqui começa o processo algo neurótico. Apesar de ter à sua frente uma cópia da dita certidão, a funcionária informou-me simpaticamente que tinha de me deslocar ao andar de baixo para pedir ma nova certidão. "Mas porquê, se ela está à sua frente?" perguntei. "Porque esta pertence a um processo que está arquivado" respndeu-me simpaticamente a senhora "Mas arquivado porquê se eu não casei?" contestei. "Isso diz a senhora, mas eu não tenho como provar que não casou em Odemira no ano passado" retorquiu com um sorriso malandro. "Mas se estou aqui novamente como é que casei?".
Fiquei baralhada, é verdade, mas lá fui ao andar de baixo pedir uma fotocópia da fotocópia. e quanto custou? É verdade, 15 euros! Eu paguei a uma entidade estatal 15 euros por uma fotocópia que voltei a entregar à mesma entidade estatal. Bonito não acham?

1 comentário:

Luís Miguel Afonso disse...

Calma lá que o Senhor Sócrates anunciou ontém que isto está para acabar... A partir de agora vai ser tudo pela internet. Acabaram-se as fotocópias... Mas vais ter de subscrever o MBnet, pois estes serviços de alto impacto tecnológico são mais caros. Em vez dos 15 euros vais começar a pagar 20 pelo envio do documento em formato de 0s e 1s de um sistema para outro... É o progresso!