sábado, março 15, 2014

Vergonha

Que dia triste, o de ontem. 
Que vergonha; do país, dos nossos governantes, de nós, de mim. Porque, no fundo, os políticos que temos representam o país que somos.
Olhamos sempre por cima do ombro, para ver se foi com o outro e não connosco. Se aconteceu com ele não preciso de me preocupar. É só fechar os olhos ou virar a cara e parece que nada aconteceu. 
Vivemos com os valores trocados: julgamos o que não nos compete e o que deviamos fazer achamos que é responsabilidade dos outros. É assim no trabalho, na escola dos nossos filhos, nos transportes públicos, no supermercado...
Este país, que é o meu e que amo, envergonha-me. Em momentos como este, em que se tentava regulamentar uma situação existente, em que se tentava proteger os mais frágeis (as crianças), este país anda para trás. E com ele nós.
É fácil culpar os outros, eu própria passei o dia de ontem a fazê-lo, a culpar deputados que colocaram os seus interesses partidários à frente da sua consciência, a culpar os fundamentalistas que não conseguem ver as crianças no meio disto tudo... Mas depois pensei mais, e mais.. E cheguei à triste conclusão que a culpa é nossa, sociedade, que educámos esta gente de merda, que lhes fomos passando a mão pelas costas quando nos roubavam nas autarquias, que fomos fechando os olhos aos muitos sinais de incompetência... Um país que vai para a porta da prisão festejar uma vitória eleitoral, um pais que se contenta com o menor de dois males, um país que não é exigente... Acaba por ter isto, esta vergonha. 
Hoje olho para os meus filhos e penso que quero fazer deles seres humanos bons, justos, que se comportem de acordo com uma série de valores, que não se deixem levar. 
Hoje penso em todos os meus amigos com filhos e peço que façam o mesmo, que tentem criar os seus filhos para que no futuro não sintamos está tristeza e esta vergonha.

2 comentários:

gata disse...

estamos a tentar. estamos juntas nesta luta, amiga :)

Helena Barreta disse...

Também tenho muita esperança nas nossas crianças.