quarta-feira, março 26, 2014

Uma questão de peso

A Alice está assim para o gordito. Nada de preocupante, acho eu, mas a verdade é que tinha rebentado com o percentil do peso e na altura, apesar de grande, não estava proporcional ao peso.
Na passada sexta-feira fomos à pediatra: a uma semana dos 10 meses está com 73,5 cm (grandita mas nada de extraordinário) e 11,300kg, ou seja, a minha filha está um pequeno leitão... E pensar que ela é prematura deixa-me boquiaberta.
Pois que fiquei preocupada, claro que fiquei. Se ela já não comia papas, nem batata, se já fica a chorar de cada vez que acaba de comer porque acha que lhe estou a dar pouca comida... Caraças que isto de ser mãe que tira a comida da boca dos filhos é duro...
Conversei com a pediatra e não chegámos a bom Porto. Ela acha que a minha empregada anda a encher a Alice de bolachas à socapa. Eu acho que não, e tendo em conta o regime alimentar da pequena, suspeito que seja do leite. Como ela bolsava muito tive de lhe dar um leite AR que, basicamente, é um leite com espessante, um género de farinha que torna o leite mais grosso e mais pesado no estômago. Como me parece que a Alice deixou de bolsar (finalmente, praise the Lord) decidi mudar-lhe o leite. Está desde ontem a tomar o nan confort 2.
Vamos ver o que acontece no próximo mês.
Ele há pessoas que choram porque os filhos não comem... Deviam ver o meu leitãozinho a abrir a boca...
O irmão diz que ela é como um peixe, se a deixássemos, comeria até rebentar.
Pelo sim pelo não é melhor não experimentar.

6 comentários:

Raquel disse...

Ahah. ...os irmaos têm sp cada ideia...um Peixe ehe.

Www.margaridaflordaminhavida.blogspot.pt

Anónimo disse...

desde que os percentis não se tenham alterado radicalmente não há razão para preocupação, para além das restrições que já faz. é da constituição dela. quando crescer logo fica mais esbelta.

Helena Barreta disse...

Quando a Alice começar a andar e a correr por todo o lado vai gastar mais energia.

Anónimo disse...

Eu apostava nas bolachas dadas á sucapa, o leite AR é mais espesso mas não tem grandes diferenças calóricas além disso neste momento o leite já não é a base da alimentação.
Se a Alice quando come fica a chorar que quer mais, a empregada para a calar pode muito bem dar -lhe dose extra de alguma coisa que a acame (bolachas, pão, leite, etc).
E não vá na conversa de que quando andar emagrece porque isso não é bem assim e crianças com excesso de peso no primeiros anos de vida têm probabilidade acrescida de virem a ser adultos obesos.

mm disse...

tenho uma menina de 15 meses e até aos 11 comia bem, depois começou a não querer comer á hora das refeições. acaba por comer, mas temos que a distrair com brinquedos para ela comer. por isso essa fase pode passar assim que começar a nascer os dentes todos. e mais, quando começar a andar lá se vai o peso a mais. Não te preocupes, mas realmente é uma miúda cheiinha, pois a minha com 1 ano tinha 9kilos e meio e agora com 15 tem 10kilos e meio, mas não somos todos iguais.

P.s. és do Marco de Canaveses. Agora estou a viver no Marco por causa de trabalho. Ès de que freguesia?

cotika disse...

Ola mama, eu tenho uma duvida e queria saber se podes ajudar-me. A minha filha tem 10 meses, e esta a tomar Nan Confort 2, mas estive a ver nos hipermercados que há Nan 3 para mas de 10 meses, mas não e confort. Como a ela esta ir muito bem com a Nan confort 2, queria saber se ela pode continuar usar esse leitinho ate ter os 12 meses.

(Eu falei com a medica dela, mas disse que qualquer leite e bom, coisa que e eu não concordo, porque a minha filha ficava pressa com todos os leites)