terça-feira, março 04, 2014

Melhor amigo

O meu filho tem um boneco que é o seu companheiro, uma espécie de melhor amigo silencioso que o acompanha desde os seus dois anos. Durante breves meses chegou a chamar-se Figo, mas rapidamente o amor benfiquista falou mais alto e o Figo passou a Rui Costa. O Rui é uma espécie de companheiro de aventuras. Já foi a Londres (tinha o Henrique três anos), já viajou por toda a Áustria ( e bem que sofremos quando, no aeroporto descobrimos que nós tínhamos esquecido dele no hotel... Foi um drama. Felizmente o pessoal do hotel foi amoroso e mandou-o por correio de volta à nossa casa), já passou férias em Marco de Canaveses, Tavira, Madeira...
Nos momentos mais decisivos da vida do Henrique o Rui marca sempre presença.
Nestes últimos dias o Henrique quis emprestar o Rui à Alice. Tentei demove-lo da ideia, porque ela é muito pequena para tamanha relíquia. Mas não o consegui demover.
Hoje o Henrique chegou ao pé de mim lavado em lágrimas com o Rui nas mãos. Tinha uma perna esfacelada... a Alice tinha-o puxado. 
Na sua tristeza não culpava a irmã que é bebé, mas a sua angústia era enorme.
Expliquei-lhe que estava apenas descosido e que o poderia arranjar, mas fui adiantando que o melhor era mantê-lo longe da Alice.
O Henrique está a crescer. Muitas vezes tenho dificuldade em reconhecer nele o menino doce que foi. Vejo um menino/rapaz malcriado, arrogante, irónico capaz de dizer coisas que me deixam fora de mim.
Mas hoje de manhã quando se chegou a mim a chorar vi o meu menino, pequenino e indefeso, triste e desamparado. E, apesar da sua tristeza, senti-me feliz.

2 comentários:

Helena Barreta disse...

Sabe, o Henrique agora pareceu-me o meu filho, também ele tem um amigo especial entre os brinquedos, o Pandinha acompanha-o ainda hoje, foi à Alemanha e viveram grandes férias e há pouco regressou a casa, vindo da casa da ex-namorada.

Também tem um futebolista,feito à mão por mim, é o grande João Pinto, com as cores e o número do Benfica. Depois transferiu-se para o Sporting e o meu João transferiu-se com ele e passámos a ser 3 sportinguistas em casa, até hoje.

O seu menino é educado, tem lá dentro todos os valores, mas as hormonas dão-lhe que fazer, o Henrique contesta, questiona, está a tentar perceber isto de ser crescido e ter vontade própria, por isso é que, de certo, aceita a vossa ajuda e se emociona com o rasgão na perna do Rui.

Lembrei-me agora, também fiz o vosso menino bonito, o Nuno Gomes, pu-lo com a mão a ajeitar o cabelo, para oferecer a um sobrinho benfiquista.

Um abraço, com muito carinho

SMS disse...

Compreendo-te TÃO BEM!