sexta-feira, abril 12, 2013

Crise a quanto obrigas

Gosto de pensar que sou uma pessoa financeiramente organizada. Não faço compras à maluca (embora, por vezes, tenha muita vontade), raramente uso o cartão de crédito (cujo pagamento é a 100%) e nunca chego ao fim do mês com a conta a zero.
No último ano, apesar de estar a ganhar menos (como toda a gente) ainda consegui poupar algum dinheiro. A minha mãe sempre me ensinou que é quando menos temos que conseguimos poupar. E parece que tem razão. O meu truque é todos os meses, no dia em que recebo, tiro logo uma pequena quantia previamente definida para uma outra conta. E é assim que tenho amealhado alguma coisa.
Acho que também me tornei uma consumidora mais cautelosa e mais autocrítica: penso sempre várias vezes antes de fazer uma compra e mesmo na comida penso dias vezes antes de cometer uma extravagância.
Com a gravidez não tem sido diferente: herdei muita roupa de uma querida amiga (embora quase toda de Verão...) e contam-se pelos dedos das mãos as peças que comprei para mim. Mesmo para a Alice foram muitos os empréstimos: a roupa e o berço da amiga Lina, o carrinho emprestado pela tia Liliana, a almofada de amamentação da Blan, que também emprestou lençóis e fraldas de pano... E muitas outras coisas que ainda vou herdar.
Só não poupei nas ecografias. Apesar de estar a ser muito bem seguida no DPN da maternidade, a verdade é que depois vou ao consultório do Dr. Amadeu repetir as ecos. Não é por mal, é mesmo porque, para mim, ele é o melhor e todos os euros são bem empregues.
Isto para dizer que nesta gravidez tinha decidido não fazer preparação para o parto. É uma coisa cara e que, no caso do Henrique, para nada me serviu.
Mas a médica que me segue na MAC disse-me que era melhor fazer o curso da MAC uma vez que é lá que a Alice deve nascer. E, uma vez que ando lá na consulta, fui referenciada para as itãs aulas de preparação.
Até aqui tudo perfeito. .. Hoje telefonam-me da maternidade: o curso é todas as segundas-feiras às 8h30 da manhã. Sim, leram bem: 8h30.
Ai se eu fosse rica...

3 comentários:

sandra disse...

Eu também não poupei nas ecos... no mesmo sítio mas com a Dr.ª Ana, um espectáculo... Uma vez uma médica disse-me no inicio da minha primeira gravidez, pode poupar nas minhas consultas, mas as ecos exijo que sejam ali feitas... Ela lá sabia...
Felicidades

Helena Barreta disse...

O meu médico diz-me muitas vezes que hoje em dia em qualquer clínica se fazem ecografias e demais exames, o problema reside em se sabem ou não interpretar o que estão a ver, muitas vezes não sabem, por isso o melhor e mais seguro é fazê-las em sítios onde as saibam interpretar.

Bom fim de semana

Sara Maurício disse...

Eu fiz o curso de preparação de parto no Centro de Saúde da Lapa (Lisboa) e adorei! O horário de início tb era às 8:30 o que para mim não foi problemático pois estive de baixa e o meu marido conseguiu flexibilizar o horário de trabalho. O curso foi totalmente grátis, a equipa formadora fantástica e os colegas uns queridos. Valeu bem a pena! Eis o exemplo de um serviço de excelência do SNS .Beijinhos e muitas felicidades