quinta-feira, setembro 23, 2010

Cortes Cegos

Eu sou contra cortes cegos. Aqueles em nós somos apenas números, em que não temos cara, passado, vida... nada. Somos apenas um número para a estatística.

Acontece o mesmo, por exemplo, com o encerramento de escolas. Todas as escolas com menos de não sei quantos meninos têm de fechar e estes passam a estar inseridos em mega agrupamentos, escolas grandes, por vezes a mais de uma vintena de quilómetros da sua residência.

Esta notícia já de si é absurda. Porque se é verdade que em alguns casos faz sentido fechar escolas básicas a cair aos pedaços, com falta de condições para acolher as crianças, com falta sistemática de professores, não é menos verdade que fechar certas escolas, mesmo que estas só tenham 30 alunos, é um verdadeiro atentado. Porque nem sempre o que e grande é bom. Porque ter turmas com mais de 20 alunos não é bom para ninguém- as crianças não aprendem tão bem, os professores ficam esgotados e não conseguem dar o mesmo acompanhamento a todos -.
É olhar apenas para o número sem ter em consideração o resto. E esse resto pode ser determinante.
E porque há outras vezes então, em que acontecem pérolas destas: fecham-se escolas que tinham sido distinguidas pelo seu funcionamento e mandam-se as crianças para os tais mega agrupamentos onde nem sequer há internet. Dá vontade de rir, não dá? Deve serpor estas e por outras que o nosso Primeiro, apesar de tanto gostar da qualidade do ensino público em Portugal, mantem os seus dois filhos em escolas privadas.

2 comentários:

Helena Barreta disse...

Nem faz ideia do quanto é grande a minha indignação, por esta e outras decisões deste nosso governo.

Acho revoltante não ouvirem os mais interessados na matéria, ou seja, os alunos e os seus pais. Depois queixam-se que as aldeias e as vilas do interior estão a ficar desertas.

conceicaobarreta disse...

Ele é a bandeira da educação,ensino público?Para os filhos dos outros,eu não sei se isto é geral ou se cada escola faz como quer ,vou dar-lhe um exemplo tenho conhecimento de uma pré-primária,que diz o seguinte(num memorando que entregam aos pais)«isto aqui não é escolinha,não insultem,isto é um jardim-de-infância,aqui não se aprende a ler nem a escrever.....etc»até aqui tudo bem mas então como querem depois na primeira classe(eu sou das antigas)que as crianças ao fim de uma semana saibam escrever o nome delas todo,isto está diferente está,mas devo ser eu....