quarta-feira, setembro 30, 2009

uma pequena grande vitória

A minha vida está um caos, é verdade. A Chica vai mesmo embora (apesar de ter tentado segurá-la aumentando o seu horário sem necessitar de uma empregada por mais horas do que as que ela já faz), o trabalho não abranda, o Henrique está triste que se farta, a minha mãe continua longe... e eu sinto-me a correr de um lado para o outro sem fazer realmente nada bem feito, apenas a apagar fogos e a colar remendos em tecidos já muito rotos.
Mas hoje aconteceu algo verdadeiramente extraordinário: uma pequena grande vitória familiar. Desde que mudámos para esta casa, em Novembro passado, o Henrique passou a ter muitos medos, medo do escuro, medo de ir à casa de banho sozinho, medo dos barulhos da rua... a última dele é dormir completamente tapado, quase a sufocar com a capa do edredão à volta da cabeça. A porta do quarto, que dantes estava encostada, agora tem de estar aberta e com uma luz (a da despensa) acesa. Hoje, depois de muitas tentativas frustradas, conseguimos comprar as estrelinhas brilhantes da Imaginarium (estavam esgotadas há mais de um ano). Estivemos a colar algumas na parede do seu quarto e depois fizemos a experiência de apagar as luzes para vermos o quanto brilhavam... "não brilham assim tanto", disse-me ele tristonho. Expliquei-lhe então que isso acontecia porque a porta estava muito aberta deixando entrar claridade do resto da casa e mostrei-lhe o que acontecia se deixássemos a porta quase fechada.
E qual não foi o meu espanto ao sair do quarto dele e a ouvi-lo dizer: "mãe, fecha mais a porta".

Sem comentários: