terça-feira, junho 02, 2009

Copo meio vazio ou meio cheio?

O Ministério da Educação está muito contente porque um em cada quatro alunos do ensino básico foi sujeito a um plano de recuperação e, desses, 74 por cento transitaram de ano. É apenas uma forma de ver as coisas. Onde eles vêem o copo meio cheio eu vejo meio vazio. A minha pergunta é, como é que 25% das crianças do ensino primário têm tamanhas dificuldades de aprendizagem? Como mãe de uma criança de quase 5 anos fico preocupada. Pode ser que tenha má memória mas não me recordo de as coisas serem tão complicadas na minha altura. E eu andava numa das chamadas "escolas problemátias", cheias de crianças de bairros de lata, com pais sem escolaridade, miúdos que iam para a escola sem comer, que apanhavam dos pais, que faltavam imenso porque tinham de ficar a tomar conta dos irmãos bebés quando estes ficavam doentes (porque os pais não podiam faltar ao trabalho). A coisa era tão rara que me lembro perfeitamente da Filipa, uma coleguinha que não conseguiu passar para a quarta classe com o resto da turma apesar dos esforços da professora nesse sentido.
Devo andar muito distanciada da realidade das escolas deste país....

1 comentário:

3Picuinhas disse...

...nem imaginas quanto! E se porventura considerares colocar o garoto numa escola pública, sugiro que faças a tua preparação antes. Para mim foi um choque tremendo, de repente percebi que vivia verdadeiramente numa bolha de conforto e que a vida de todos os dias afinal estava ali, ao vivo e a cores, e não era só aquela coisa das notícias. Eu que até sou uma mocinha bem resistente, estive a chorar nos primeiros15 dias do primeiro ano da patanisca.