segunda-feira, setembro 15, 2008

Obrigada Dr. Brazelton

A minha vida não tem sido fácil. Não é que esteja particularmente infeliz ou com grandes dramas para além dos que já são normais (infelizmente, a doença do meu pai já começa a ter um estranho lado de normalidade). Falo de difícil no sentido de preenchida, na verdade ando quase sem tempo para me coçar. E entre a tentativa de vender a nossa casa, a operação da minha mãe, a doença do meu pai, e as obras da casa nova, deparo-me com um novo problema. O chichi na cama.
Sim, confesso, o meu filho tem feito chichi na cama muitas vezes. Decidi tirar-lhe a fralda. Ele tem quatro anos e é um grande espertalhão em tudo. Vai daí, e levada pelos conselhos alheios, decidi tirar-lhe a fralda. Resultado: mesmo acordando a meio da noite para o por a fazer chichi, a verdade é que encontro a cama molhada pela manhã, umas duas a três vezes por semana.
Comecei a ficar preocupada: 4 anos pareceu-me mais do que a altura certa para ele deixar a fralda à noite. Principalmente porque tirar-lhe a fralda de dia foi muito fácil.
Encontrava-me numa encruzilhada: estava com medo de voltar atrás e voltar a colocar-lhe a fralda à noite (assim ele nunca mais vai deixar a fralda, e isto e aquilo.... diziam-me as vozes sábias) mas, com todo o trabalho que tenho neste momento, estava a ser muito difícil lidar com esta situação de estar sistematicamente a mudar a cama e o pijama.... já me via a deixar o edredão na lavandaria todas as semanas do próximo Inverno....
Até que se fez luz: fui ao escritório procurar o meu livro do Dr. Brazelton, a bíblia das mães que há tanto tempo andava perdida na estante, e senti-me outra mulher. Cada criança tem o seu ritmo. A frase mais lapidar que lá encontrei foi qualquer coisa do género " quando uma criança faz chichi na cama quase sempre a culpa é dos pais". e porquê? Porque insistimos em fazer algo que eles ainda não estão preparados para fazer. Por mais que eu o tente levantar todas as noites para ir à casa de banho, se a bexiga dele não tiver maturidade suficiente ou se os seus ciclos de sono não normalizarem (de modo a que seja capaz de acordar quando tem o sono leve), ele vai continuar a fazer chichi na cama....
O Henrique já sabe o que é uma trivela, come vegetais, usa correctamente termos como desapontado ou excluído, sabe fazer rimas e somas e sabe também escrever o seu nome.... pronto, tenho que admitir que no chichi ele ainda tem um longo caminho a percorrer. Paciência!

4 comentários:

JPN disse...

nem mais. abençoado Dr. BRazelton.

gata disse...

não te preocupes. nós cá em casa andamos nisso há mais de um ano. de vez em quando tentamos, acordo a meio da noite e ele vai à casa de banho, um dia ou dois, depois há um dia em que a coisa corre mal, xixi por todo o lado, e deixamos estar para voltar a tentar passados uns tempos. nas férias acordou quase sempre sem xixi, vinha ter connosco logo de manhã todo contente, queres ver a minha fralda, mãe? ainda pensei que fosse desta mas no regresso a casa voltaram também as fraldas inchadas. deve estar quase. é ter paciência e não os pressionar muito. afinal, como diz uma amiga minha, não há notícia de nenhum miúdo que continue a usar fralda (a não ser por doença) quando cresce. por isso... beijos e boa sorte para a mudança de casa

Sahaisis disse...

O brazelton percebe do assunto e tem toda a razão...
mas se ele não normalizar por si há alguns pequenos truques que podes tentar, sabe-los? já tentaste?

3Picuinhas disse...

Não te preocupes. A patanisca deixou a fralda de dia aos 2 anos e a da noite quase aos...6. Pois é, no ano em que entrou para a escola a sério, de uma noite para a outra deixou de fazer chichi na cama. Eu acho que de repente quis ser uma menina grande e resolveu o assunto sem pressas, sem dramas, sem stresse, ao seu ritmo.